We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Orlando Freitas - Caminhada para o terminal de integra​ç​ã​o de ônibus de Campina Grande​/​PB

from Percursos Sonoros by SONatório - vários e várias artistas

/
  • Streaming + Download

    Purchasable with gift card

     

about

A cidade de Campina Grande é o segundo maior centro econômico do Estado da Paraíba, caracterizando-se como entreposto distribuidor para diversas cidades do interior e do Nordeste. É considerada como sendo de médio porte e sua população é estimada em (2018) 407.472 pessoas – IBGE. A sua localização geográfica, na serra da Borborema, foi fundamental para sua ascensão e importância e por sua vocação ao comércio e urbanidade.

O passeio que registrei começa na pacata e pouco movimentada Rua Olegario Azevedo (também conhecida como a Rua do AABB) no bairro do São José. Podemos ouvir o canto dos pássaros e os sons característicos do vento, passos, pessoas e ruídos variados. Dobramos à esquerda e seguimos pela Rua Paulino Raposo. Tendo a direita o Parque do Povo (onde se realiza a festa intitulada de Maior São João do Mundo) segue-se em uma transição entre o interior do bairro relativamente silencioso e a avenida mais importante da cidade e que dá acesso ao centro. Seguimos e em sequência desembocamos na Av. Mal. Floriano Peixoto. Cruzando a cidade de leste/oeste esta artéria concentra um grande fluxo de automóveis que literalmente “cortam” Campina Grande e é justamente nesse trecho do passeio que os sons que marcam presença em grande parte do mundo começam a se fazer presentes: carros, muitos carros! Uma cacofonia emerge e cria uma textura reconhecida por todos que vivem em cidades. Buzinas, motocicletas e motores. Aqui as frequências agudas, médias e graves se somam em um só tecido criando uma paisagem sonora rica, singular e ao mesmo tempo diversificada. É por esta avenida que margearemos o Parque Evaldo Cruz que também é conhecido como Parque do Açude Novo que é um parque em formato circular e que dará acesso ao nosso destino final do passeio sonoro, o terminal de integração de ônibus da cidade! Esse sistema integra cerca de 90% das linhas de transporte coletivo nos sentidos centro-bairro e bairro-cento possibilitando a troca de itinerário por parte dos milhares de usuários que diariamente deste fazem uso. Ao som inconfundível de uma catraca, que lhe dá acesso, adentramos em uma nova paisagem sonora. Aqui o que irá predominar será o movimento. Tudo se move em estéreo e poderá ser imaginado a partir deste som/espaço/tempo. Mulheres, homens, crianças, atrasos, olhares, vozes, sonhos, música, diálogos que vem-vão e passam. Motores, música, expressões. Olhamos; somos vistos; frases; comércio; ruídos urbanos.

Gravado em um horário considerado como de pico aqui temos um frame sonoro que nos remete a um espaço que é único em nossa cidade. Aqui nos reconhecemos, encontramos, desencontramos, seguimos. Quantos percursos poderão existir?

Por Orlando Freitas

credits

from Percursos Sonoros, released July 3, 2019
Gravador por: Orlando Freitas

Natural de Campina Grande, Orlando Freitas desenvolve atividades ligadas à música popular desde meados de 95, quando inicia sua carreira de contrabaixista. Autodidata, passeou por vários estilos musicais, sua profissionalização se deu em 1999 com o grupo CABRUÊRA. Em 2006, integra a banda paraibana CHICOCORREA & ELETRONICBAND. Em 2007, junto ao saxofonista Esthephan Büler, forma o NÉCTAR DO GROOVE – grupo instrumental que funde ritmos africanos e brasileiros. Entre 2017 e 2019, lança três álbuns solo de música experimental/eletroacústica, dois deles pelo selo PanyRosasDiscos intitulados ORLANDO FREITAS & MAKINA GURU e TWO FRAMES OF TIME. Em 2019 produz e dirige a performance multimídia intitulada TR3S IMPROVISAÇÕES E O TEMPO. Desde 2017 é aluno do curso de música com habilitação em Produção Musical na Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.
Links: www.panyrosasdiscos.net/orlando/ ; www.facebook.com/contatorlandofreitas

Cidade e Bairro do Percurso: Campina Grande/PB, bairros: São José e Centro.

Lugares percorridos: Caminhada tem início na Rua Olegario Azevedo (também conhecida como a Rua do AABB) seguindo pela Rua Paulino Raposo. Tendo a direita o Parque do Povo segue-se desembocando na Av. Mal. Floriano Peixoto. Avenida que margeia o Parque Evaldo Cruz e que dá acesso ao Terminal de Integração de Campina Grande/PB.

Equipamento utilizado para a captação: Microfone estéreo de eletretos montados artesanalmente e gravador digital SONY.

license

tags

about

Sonatório Cachoeira, Brazil

Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora. Projeto de Extensão do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

contact / help

Contact Sonatório

Streaming and
Download help

Report this track or account

If you like Caminhada para o terminal de integração de ônibus de Campina Grande/PB, you may also like: