We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Paula Otero e Isabella Duvivier Souza - Hidra Et​é​rica

from Entre o teto e a parede by SONatório - várias e vários artistas

/
  • Streaming + Download

    Purchasable with gift card

     

about

Nos inspiramos nos sons das águas de dentro da nossa casa, observando até onde o ouvido caminha no percurso do fluxo dos encanamentos que se desmembram por trás das paredes e para fora dos canos. Reverberando o mito da Hidra de Lerna, monstro que habitava um pântano, tinha corpo de dragão e várias cabeças de serpente. Segundo a lenda, as cabeças da Hidra podiam se regenerar; algumas versões dizem que, quando se cortava uma cabeça, cresciam duas em seu lugar. “No canto, entre o teto e a parede, os ossos da casa rangem. No canto dos canos vazios, a tentativa de saída. É audível que estão sob nossos pés ossos-canos. Hidra perseguida e morta pelo homem, no domínio de seus caminhos.” Para esse jogo de composição entre vozes, água e violoncelo, usamos o conceito poético de Partituras Transparentes desenvolvido pela Companhia Teatro Autônomo e pelo diretor musical Felipe Storino. Nesse sentido, cada partitura é autônoma e ganha corpo em sobreposição, vazando em relação à imagem, criando rabiscos. Não seguimos o fluxo; nos relacionamos com ele.

Por Paula Otero e Isabella Duvivier Souza.

lyrics

HIDRA ETÉRICA (Letra por Isabella Duvivier Souza)
Quando cheguei aqui pela primeira vez, haviam quilômetros de água. No canto, entre o teto e a parede, os ossos da casa rangem. No canto dos canos vazios tem tentativa de saída. É audível que estão sob nossos pés, ossos-canos. Hidra perseguida e morta pelo homem, no domínio de seus caminhos.

– Hidra, quando beberão seu veneno? Que Hércules padeça sobre seu sangue!
Bacias inteiras aterradas.
Eu nasci ali, bem perto da igreja de São Cristóvão, até hoje escuto na memória os cavaleiros de D. João VI chegando para cortar nossas cabeças. O mar correndo sob o solo de São Cristóvão canta um canto de dor. Chora. Escuta? Coloca sua cabeça no solo e escuta. Praias fantasmas. Infiltração de cabeças cortadas e rios barrados em tormenta de cidade-estado sobre águas decapitadas.

– Hidra, quando beberão seu veneno? Que Hércules padeça sobre seu sangue!
Mares inteiros aterrados.
As casas velhas têm paredes úmidas e canos secos, um esqueleto de olhos fechados. Como eu agora, parece uma saída, uma janela, mas só abre de dentro. Desabam os quadros. Esfarelam os pregos e as brocas. Desviam os azulejos e os ralos, o piso desmonta. Afundam as portas e os talheres. Perde-se os pregos. Desmancham as tomadas e o teto, os canos e os copos cedem. Desmoronam as lâmpadas e os pratos. Perde-se os canos. Os armários se soltam. Escorregam as prateleiras e os tijolos. Perde-se as portas. Perde-se os talheres. Dissolvem as fechaduras e a cama. Descolam os vidros e os interruptores. Perde-se as cadeiras. Eu estou caindo. Deslizando para o fundo. Em estado abissal ela se aproxima, vejo minha alma refletida no seu espelho infinito. Brilhante é seu vestido negro cravejado de estrelas. Uma corrente morna me conduz. Escuta? Coloca sua cabeça no solo e escuta. Praias fantasmas. Infiltração de cabeças cortadas e rios barrados em tormenta de cidade-estado sobre águas decapitadas.

credits

from Entre o teto e a parede, released August 7, 2021
Paula Otero é artista, professora e pesquisadora nas artes do movimento e da música de cena. Enfoque nas pedagogias somáticas e no gesto vocal. Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. Licenciatura em Dança pela EFAV- Escola e Faculdade Angel Vianna, instituição em que leciona a disciplina Corpo, voz e música do Curso Técnico em Dança. Curso de extensão em violoncelo no Instituto Villa-Lobos-UNIRIO. Integrante do coletivo SoundpaintingRio. www.instagram.com/bom.pro.corpo/

Isabella Duvivier Souza é artista independente, bailarina, pesquisadora nas artes do movimento e do objeto, professora e arte-educadora. Enfoque nas corporalidades ibéricas, nas danças contemporâneas, nas pedagogias somáticas e nas relações entre corpo/objeto/instalação e sonoridades. Pós-Graduação em Sistema Laban e Método Bartenieff, Licenciatura Plena em Dança, ambas, Faculdade Escola Angel Vianna. Escola de Música UFRJ, curso de extensão em canto. Pedagogia Waldorf, Seminário Rio de Janeiro, Instituto Miguilim. Baile Flamenco, Escola de Baile Mabel Martin, balé clássico, Escola de Balé Eugênia Feodorova. www.isabelladuviviersouza.com

Local: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/ Brasil.

Equipamentos/softwares/materiais utilizados para a criação: Reaper, Final Cut, Redmi note 7, Samsung Galaxy e conversores online.

Ficha Técnica| Vozes, gravação, edição e mixagem por Isabella Duvivier Souza e Paula Otero; Violoncelo por Paula Otero; Letra por Isabella Duvivier Souza.

license

tags

about

Sonatório Cachoeira, Brazil

Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora. Projeto de Extensão do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

contact / help

Contact Sonatório

Streaming and
Download help

Report this track or account

If you like Hidra Etérica, you may also like: