Solidão do tempo [Gabriel Ferraz]

from Pandemix Vol​.​1 by SONatório

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

about

Solidão do tempo vem de algumas inquietações que correm em meus pensamentos juntamente as minhas conclusões trazidas da trilha de Felipe Borges após escutá-la. A trilha de Felipe na primeira escuta, me pareceu ser bem influenciada pelo gênero synthwave. Baterias sintetizadas com baixa frequência, me remetem a um ambiente vazio, um chão como linhas retas que perpassam na vertical e na horizontal, um horizonte com montanhas criadas a partir das variações sonoras, um lugar onde o tempo já não é mais uma noção do ser humano, uma sensação de estar perdido em um grande universo. Outra referência que me remete a esta estética é exatamente o jogo intitulado “Retrowave” que é basicamente um jogo de corrida que você anda em diferentes pistas, diferentes cenários e todos estes elementos fazendo resgate do synthwave.
Para a criação de minha composição, eu decidi tentar aderir estes sentimentos que veio com a composição de Felipe, juntamente a minha ideia de melancolia. Primeiramente fui atrás de pensar no que compõe o meu imaginário melancólico. Me baseando em algumas referências fílmicas, fui atrás de pesquisar na internet ruídos para compor uma ambiência como chuva, trovões, tremores, dentre outros. A maioria destes ruídos eu consegui achar no Youtube, como o de trovões e tremores. Fiz pesquisas no Freesound.org, onde consegui mais variações de tremores e trovões para montar a trilha. O som de chuva foi gravado por mim mesmo na janela de casa, usando o aplicativo Master Rec disponível para Android. O metrônomo foi utilizado na velocidade de 60 BPM. Com todo este material editado, utilizei o equalizador para deixar alguns sons mais limpos, abafei os tremores até chegar ao resultado final conseguindo assim criar o que eu queria com o áudio.
Foi um processo muito prazeroso tentar colocar pra fora algumas das minhas angústias. Materializar tudo isso foi importante, pois muitos dos sentimentos que eu tentei representar nesta track vieram exatamente deste confinamento e isolamento social. O metrônomo é muito importante, pois eu queria tentar passar essa sensação de angústia, como um tic-tac de um relógio que não pára, sensação de que eu não sinto mais o tempo, ao mesmo tempo de que ele não pára.
(por Gabriel Ferraz)

credits

from Pandemix Vol​.​1, track released August 13, 2020
Trilha composta por: Gabriel Ferraz
Arte da capa da trilha por: tepha

license

tags

about

Sonatório Cachoeira, Brazil

Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora. Projeto de Extensão do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

contact / help

Contact Sonatório

Streaming and
Download help

Report this track or account

If you like Pandemix Vol.1, you may also like: