We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Lara Lima e Izma Xavier - Vocifera

from Vozes Sem Palavras II by SONatório - váries artistas

/

about

Processo de Criação:
O processo de criação sonora de Vocifera foi realizado à distância por artistas cearenses Lara Lima e Izma Xavier, que residem nas cidades de Fortaleza e Sobral respectivamente. Lara Lima realizou o processo de gravação de sua voz por meio do improviso, processo que gerou 3 áudios com um total de quase 11 minutos de material sonoro com vocalizações e melodias sem letra.

Como próxima etapa, os áudios foram editados por Izma Xavier no software Ableton Live 11. Nesse processo de edição, as vozes originais foram rearranjadas, com a alteração da afinação e da duração das notas, dessa forma foi sendo construído um novo arranjo para a peça sonora.

Numa etapa posterior, todo o material sonoro que compunha esse novo arranjo de vozes foi processado numa cadeia de pedais. Com objetivo de simular uma distorção de mesa, foi utilizado um pedal Console Preamp. Foram utilizados ainda dois pedais de efeito: o pedal Synth Wah com a função Envelope Filter, usado para simular um sintetizador; e o pedal Mosky com a função Spring Reverb, usado para simular um reverb de mola.

Como próxima etapa, o material sonoro de vozes processadas nos pedais foi levado de volta para o Ableton Live, nessa fase, foram justapostas as vozes processadas com as vozes não processadas, onde foram reguladas suas alturas e, em seguida, realizada a mixagem para a composição final da obra Vocifera.

Conceito/Idealização:

A idealização da obra buscou referências iniciais a partir da escuta de instrumentos e vocalizações da música oriental e egípcia. A improvisação permeou todo o processo de criação desde a gravação das vozes até a edição.

A construção sonora partiu inicialmente com o uso da voz como instrumento, por meio da criação e da construção melódica de vozes com a improvisação e a modulação vocal.

O processo de edição e rearranjo das vozes original também usou da improvisação, uma vez que o arranjo foi construído num fluxo contínuo do início ao fim, sem alterações depois de finalizado. Assim, o processo de revirar, misturar, criar novos espaços e rearranjar a voz deu origem a uma composição onde a voz não está num lugar convencional. O uso das vozes processadas permitiu chegar a uma sonoridade de extremos entre graves e agudos, justapostos com vozes melódicas e vozes ruidosas não processadas. Também foram utilizados acordes sem uma sequência harmônica tradicional, melodias que também não possuíam escala convencional, resultando numa obra que não é tonal, como referência do atonalismo do jazz.

Por Lara Lima e Izma Xavier.

credits

from Vozes Sem Palavras II, released January 25, 2024
Lara Lima | Artista visual e sonora. Sua pesquisa e produção artística permeiam experimentações sonoras e visuais com código criativo, com linguagem de programação com código aberto, além da construção sonora a partir do uso de objetos, paisagens sonoras e de dinâmicas de exploração do corpo/voz. Em 2022, participou do Festival ABSTRATA com a performance visual e sonora TRACEAFERA. Em 2023, desenvolveu a sonoplastia do espetáculo “Luzia”. É integrante do coletivo Aterra Flecha.
Website: www.behance.net/laralimaar42a2

Izma Xavier | Artisty sonora, visual e compository. Integra as bandas Procurando Kalu como baixista e compository, e o coletivo artístico Toca da Matraca, todos da cidade de Sobral, no Ceará, onde atua desde 2013. Colaborou na montagem do filme Ser da Margem (2020) de Thamires Coimbra, no curta MLK (2021) de Malika, dividindo a composição. Em 2021, ao lado de Lara Lima, criou a trilha da obra audiovisual Gameleira, com Beatriz Nogueira para as audiorooms da 12ª edição do festival argentino Santo Noise.
Website: izmaxavier.bandcamp.com

Local | Fortaleza e Sobral-CE/Brasil

Equipamento/softwares/materiais utilizados para a criação | Gravador digital Zoom H1N, Software Ableton LIVE 11, Console Preamp: pré-amplificador de estado sólido (solid state), classe A, circuito original projetado pela Cachalote. Pedal Digitech Bass Synth Wah Envelope Filter, Pedal Mosky Spring Reverb.

Ficha técnica | Vozes - Lara Lima. Gravação - Lara Lima. Edição - Izma Xavier. Mixagem - Izma Xavier.

license

tags

about

Sonatório Cachoeira, Brazil

Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora. Projeto de Extensão do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

contact / help

Contact Sonatório

Streaming and
Download help

Report this track or account

If you like Vocifera, you may also like: